Workshops

Por ordem inversa de realização

2016

REBELO, H. dinamizadora do workshop de formação “Laboratório de Escrita” de 10 horas, promovida pela Associação Académica da Universidade da Madeira durante o mês de Abril, na Universidade da Madeira.

2015

MOUTINHO, Lurdes de Castro; COIMBRA, Rosa Lídia – Organização de um Worksop sobre variação linguística e fonética experimental, dirigido aos alunos de Linguística Espanhola do Prof. Alberto Bautista, no dia 14 de abril.

2014

GÓMEZ BAUTISTA, Alberto — “Fala-se aqui também o mirandês”, oficina de Sensibilização à Diversidade linguística e Cultural, nas Jornadas Plurilingues, Escola Secundária Quinta das Flores, Coimbra, maio de 2014.

MOUTINHO, Lurdes de Castro; COIMBRA, Rosa Lídia – Organização de um Worksop sobre variação linguística e fonética experimental, dirigido aos alunos de Linguística Espanhola do Prof. Alberto Bautista, no dia 3 de junho.

VALENTE, Carlos e REBELO, Helena – realização do “workshop” Laboratório de Escrita Criativa para Cinema (criação de um guião com sinopse), no II Encontro de Cinema e Território, na Universidade da Madeira, de 28 a 30-04-2014.

2009

MOUTINHO, Lurdes de Castro & COIMBRA, Rosa Lídia – Organização de um Workshop AMPER-GAL/AMPER-POR dinamizado pela Prof. Elisa Fernández Rei, da Universidade de Santiago de Compostela, que decorreu no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, Portugal, em 24 de Abril de 2009.

2008

workshop AMPER – MOUTINHO, Lurdes C. – Dinamização de um workshop AMPER-POR dirigido a todas as equipas brasileiras pertencentes ao projecto, Universidade Federal Fluminense, 21 de Dezembro de 2008.

2007

MOUTINHO, Lurdes C. – Participação no Worshop sobre a Normalização da Transcrição Fonética das Palavras Isoladas do Português Europeu, organizado pelo ILTEC, Lisboa, Janeiro de 2007.

MOUTINHO, Lurdes C. – Realização do workshop “Apresentação do Projecto AMPER-POR: Técnicas de recolha e análise”. Novembro de 2007, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil, destinado ao grupo de investigadores do laboratório de fonética experimentalda UFSC, novos participantes do Pojecto AMPER.

2006

Moutinho, Lurdes C. – Realização do workshop “Técnicas de recolha e análise no AMPER-POR”, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil, destinado ao grupo de investigadores do laboratório de fonética experimentalda UFMG, futuros participantes do Pojecto AMPER, em novembro de 2006.

2003

MOUTINHO, Lurdes de Castro – Jornadas de trabalho com Jussara Abraçado (da Universidade Federal Fluminense), no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Portugal), em 2003, a fim de realizar trabalhos de investigação no âmbito do Projeto AMPER-POR.

MOUTINHO, Lurdes Castro; Realização de um Workshop intitulado ” Técnicas de análise experimental para o estudo da prosódia”, destinado a investigadores, Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil, 22 e 23 de Setembro 2003.

MOUTINHO, Lurdes C. – Realização de Workshop com a presença do responsável do laboratório de fonética, João de Moraes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, e de Jussara Abraçado, da Universidade Federal Fluminense, com o objetivo da definição do corpus AMPER-POR Brasil e da apresentação da metodologia de recolha e análise adotada pelo projeto”, setembro de 2003.

ROMANO, A. – Realização do Workshop orientado, Prof./investigador da Universidade de Turim, Itália, sobre o tema “Techniques expérimentales pour l’analyse de la prosodie”, Departamento de Línguas e Culturas, Universidade de Aveiro,7-14 de Julho de 2003.

2002

Workshop AMPER ZERLING, J-P.- Realização do Workshop sobre o tema Padrões entoacionais para o Português e o Francês, Departamento de Línguas e Culturas, Universidade de Aveiro,7 de Maio de 2002.

2000

CONTINI, M. , ROMANO, A. – Realização do Workshop orientado pelos Profs. Michel Contini e António Romano, da Universidade de Grenoble, sobre o tema Aspectos Prosódicos das Línguas Românicas: Estudos Experimentais, na Universidade de Aveiro, 13 –16 de Setembro de 2000.
Workshop AMPER ZERLING, J-P.- Realização do Workshop pelo Prof. Jean-Pierre Zerling, director do Laboratório de Fonética da Universidade de Estrasburgo, sobre o tema Initiation à la phonétique expérimentale et à l’analyse du signal acoustique de parole sur ordinateur, na Universidade de Aveiro, 1-5 Fevereiro de 2000.

1999 – dezembro

Ano que marca o início da linha temática Variação Linguística e do Projeto AMPER
Workshop AMPER-POR CONTINI, M. , ROMANO, A. – Organização de um Workshop pelos Profs. Michel Contini e António Romano, da Universidade de Grenoble, sobre: “Técnicas de Análise em Fonética Experimental Aplicada ao Projecto Sobre Prosódia, AMPER”, no Departamento de Línguas e Culturas na Universidade de Aveiro, 13-15 de Dezembro de 1999.