Outros projetos

Para além da continuação da pesquisa no âmbito do Projeto internacional AMPER  (ver secção do Projeto) ,  no qual participam quatro investigadores  da VL , destacamos a nossa colaboração nos seguintes projetos:
– Projetos internacionais em curso:

– Contacto y Cambio Linguistico en Gallego (FFI2015-65208-P), coordenado pelo Instituto de Língua Galega, Universidade de Santiago de Compostela (2016-2019), Espanha (colaboradores: Alberto Gómez Bautista, Lurdes de Castro Moutinho);

– Projeto AMPER-Norte: Acento versus Entoação no Português Falado no Norte do Brasil: exploração dos dados dos corpora do projeto AMPER-Norte (Atlas Prosódico Multimédia do Português do Norte do Brasil) (2015-2018), sendo a sua responsável principal uma pesquisadora AMPER, Regina Cruz, da Universidade do Pará, Brasil (colaboradora: Lurdes de Castro Moutinho);

– Los idiomas al servicio del turismo rural de castilla y león: optimización de los métodos de captación, Fidelización y atención al turismo de habla inglesa, portuguesa y francesa. (VA018A10-1). Financiado pela Junta de Castilla y León e com posterior Universidade de Valladolid (Espanha). Diretoras do projeto: Beatriz Méndez Cendón e Leonor Pérez Ruiz (Professoras Universidade de Valladolid), (colaboradora: Noemí Perez).

– Estudos em dialectometria (março-2017, em fase inicial): os investigadores do Projeto internacional AMPER-POR, em colaboração com o Instituto de Língua Galega, Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, damos os primeiros passos num Projeto de representação cartográfica das variedades geoprosódicas do Português europeu (continente e ilhas) e do Galego. Posteriormente, poderá vir a ser alargado a outros domínios linguísticos, nomeadamente ao Português do Brasil.
Com a colaboração de um Técnico informático, está para breve a criação de uma plataforma, a será disponibilizada on-line e alimentada, num primeiro momento, com dados geoprosódicos. No entanto, essa plataforma será desenhada para alojar dados relativos a todas as áreas da linguística, de modo a que outros investigadores do nosso Centro de Investigação e de outros que se interessem por estas áreas, possam beneficiar dessa plataforma, se assim o desejarem.

– Projetos nacionais em curso:

– Assess for Preventing: Tracking studies and validation of the MacArthur-Bates Communicative Development Inventories for European Portuguese(ptdc/mhc-ped/4725/2012 compete: fcomp-01-0124-feder-029556), coordenado pela Universidade do Minho (colaboradora: Rosa Maria Lima);

– Estudo e validação de Prova de Perceção Auditiva: Memória e Compreensão Verbal, da responsabilidade de Rosa Maria Lima, membro colaborador do CLLC (colaboradora: Lurdes de Castro Moutinho);

– ALEM-PS – Atlas Linguístico e Etnográfico da Madeira e do Porto Santo, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e Universidade da Madeira, desde 2006 e a finalizar com a publicação impressa (colaboradora:Helena Rebelo);
– Grupo PAISAGEM: UMa-CIERL, para o Património Linguístico, desde 2016. (colaboradora: Helena Rebelo);

– Projetos concluídos

– Alberto Gómez Bautista – Projeto de Investigação sobre a história da literatura mirandesa com o apoio de uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian (concluído em agosto de 2016). O livro resultante do projeto: Introducción a la historia de la literatura mirandesa.

– Lurdes de Castro Moutinho — membro do projeto, coordenado por Regina Cruz, Universidade Federal do Pará, “Atlas Prosódico Multimédia do Português do Norte do Brasil” – bolsa de Produtividade em Pesquisa PQ-2, processo 303455/2008-0 de 01/03/2009 a 29/02/2012, e de 2012 a 2016.

– Rosa Lídia Coimbra — membro do projeto intitulado PROTEXTOS – Ensino da produção de textos no Ensino Básico/ PROTEXTS – Teaching of texts production in Compulsory Education”, submetido em 2009 à FCT ao Concurso para Projectos de I&D em todos os Domínios Científicos – 2008, com o número PTDC/CPE-CED/101009/2008 e coordenado pela Professora Luísa Álvares Pereira (2010-2013).

– Lurdes de Castro Moutinho – Membro de um projecto intitulado Estudio perceptivo de la variación prosódica dialectal del gallego (FFI2009-12738), coordenado pela Universidade de Santiago de Compostela Entidade financiadora: Dirección General de Investigación (Ministerio de Ciencia e Innovación) Entidades participantes: Universidade de Santiago de Compostela Duração 3 anos, desde: 01/01/2010 ata: 31/12/2012.

– Lurdes de Castro Moutinho – A descrição do português falado no Amazonas Lurdes de Castro Moutinho — membro do projeto, coordenado por Sandra Campos, Universidade Federal do Amazonas (Cnpq2010-2012).

– Lurdes de Castro Moutinho – membro integrante do subprojecto Atlas prosódico multimédia do Português do Norte do Brasil, inserido no projecto global Vozes da Amazônia 2007-2010, coordenado por Regina Cruz da Universidade Federal do Pará.

– Lurdes de Castro Moutinho (coordenadora), Rosa Lídia Coimbra e Ana Margarida Vaz, Universidade de Aveiro: Programa Pessoa/Curien. Projecto apresentado em Maio de 2008 à DREBM da FCT, no âmbito da Cooperação Portugal/França, Programa Pessoa/Curien, para os anos de 2009 e 2010, aprovado em fevereiro de 2009.

– Étude comparative des voyelles nasales du portugais et du français: de l’articulation à la synthèse, no âmbito das Acções Integradas Luso-Francesas 2007.
Equipas:
– Université Stendhal: Solange Rossato (responsável pelo projecto), Angélique Amelot, Pierre Badin, Antoine Serrurier;
– Universidade de Aveiro: António Teixeira, Lurdes Moutinho, Rosa Lídia Coimbra.

– Heron

Parte dos membros desta equipa – Lurdes de Castro Moutinho, Rosa Lídia Coimbra, Helena Margarida Vaz Duarte – esteve envolvida num projeto submetido em Julho de 2004 à FCT, ao concurso de projetos de I&D, intitulado “HERON – Um ambiente computacional para investigação em síntese articulatória do Português”. O projeto, com o número POSI/PLP/57680/2004, foi coordenado por António Teixeira, professor/investigador do IEETA.

O projeto englobava três vertentes:
Aumento dos dados existentes acerca da Produção do Português para que seja possível investigação na área dos modelos articulatórios;
Evolução do sintetizador articulatório da Universidade de Aveiro;
Exploração de novas teorias linguísticas para os módulos de processamento necessários para que o sintetizador articulatório possa ser a base de um futuro sistema completo de síntese a partir do texto.

– Lurdes de Castro Moutinho, Rosa Maria Lima – PHONOLAB – Modelo digital de Avaliação fonético/fonológica, propriedade da CNOTINFOR, é uma aplicação lúdica, constituída por 5 jogos, para crianças dos 4 aos 6 anos, com recurso a reconhecimento de padrões sonoros, de forma a permitir interacção multimodal com o computador, nomeadamente através da voz; desenvolvimento cognitivo e fonológico da criança; aquisição de conceitos relacionados com a orientação topológica e espacial; aquisição de conceitos de espaço, classificação, números, medições e estimativas; aquisição de vocabulário variado sob 5 temáticas: Animais, Edifícios, Vestuário, Objectos, Localizações; apoio ao professor e/ou terapeuta para avaliar o desempenho fonético/fonológico da criança e desenvolvimento de actividades de intervenção ao nível das competências linguísticas e cognitivas.