PLE

PROJETO PLE
(concluído)

O Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, iniciou, em 1979, o Curso Internacional de Verão – Lusitanis in Diáspora -, dirigido exclusivamente a descendentes de emigrantes portugueses residentes no estrangeiro.
Mais tarde, estes cursos Intensivos de Verão, realizados anualmente, no mês de julho, passam a ter uma outra estrutura e acolhem um público bem mais alargado, contemplando vários níveis de aprendizagem: nível de iniciação, nível intermédio e superior.

Antes disso, já em outubro 1991, com a vinda de estudantes estrangeiros para a Universidade de Aveiro, no quadro dos programas Erasmus e outros programas europeus de mobilidade, surgiu a necessidade de pôr em funcionamento, para além dos Cursos intensivos já existentes, Cursos intensivos nos meses de setembro e fevereiro. Quase em simultâneo, criam-se também os Cursos Semestrais de Português Língua Estrangeira (PLE), destinados, prioritariamente, a esses mesmos estudantes, mas que, rapidamente, são muito procurados por um público diversificado. Os Cursos sofrem alguma reestruturação para poderem acolher todos os estrangeiros, alunos ou não da UA, que pudessem iniciar a aprendizagem do PLE e os que, tendo iniciado já a sua aprendizagem, desejassem aprofundar os seus conhecimentos nas áreas da Língua e Cultura portuguesas.

O interesse crescente pelo de Português Língua Estrangeira, faz com que, nesse mesmo ano, os Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Educação, representados respetivamente, pelo Instituto Camões e pelo Departamento de Educação Básica, e a Universidade de Lisboa acordem em reconhecer a criação de um Sistema de Avaliação e Certificação do PLE, ficando, assim, criado o Centro de Avaliação do Português Língua Estrangeira (CAPLE).

Desde a criação  do CAPLE, em 1999, o Departamento de Línguas da Universidade de Aveiro passou a ser Centro de Avaliação do Português Língua Estrangeira (CAPLE). A Universidade de Aveiro torna-se, assim, no primeiro Centro de Exames de Português Língua Estrangeira (centro 4002 – Aveiro), para avaliação e certificação do PLE, com vista à obtenção de certificados e diplomas de PLE, emitidos a vários níveis de competência comunicativa (CIPLE, DEPLE, DIPLE, DAPLE, DUPLE), de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, com reconhecimento a nível internacional.

É neste contexto que surge a ideia da criação do projecto de investigação na área do Português Língua Estrangeira, integrado no grupo de investigação Variação Linguística.
Lurdes de Castro Moutinho, responsável por esses mesmos cursos, desde a sua criação, em 1991, até 2005, decidiu com alguns elementos desse grupo de investigação, promover investigação fundamental sobre o ensino do Português a estrangeiros, com o principal objetivo de contribuir para uma melhor formação e atualização de todos os docentes de PLE, visando também uma maior dignificação do Português no mundo e de todos aqueles que têm a difícil tarefa de o ensinar.

Na sequência disso, cria-se a revista científica Cadernos de PLE destinada a reunir a investigação desenvolvida nessa área. A pesquisa é desenvolvida com recurso a materiais autênticos, escritos e orais, propondo-se abarcar os diferentes níveis de análise linguística – fonético/fonológico, lexical/morfológico, sintáctico, pragmático, textual – com vista à identificação de problemas existentes no ensino/aprendizagem de PLE, bem como a consciencialização das dificuldades daí decorrentes.

Essa pesquisa deu origem à publicação periódica de três números da revista Cadernos de PLE que consideramos constituírem um suporte científico importante para todos os docentes de PLE, em Portugal ou no estrangeiro. A sua distribuição pelos diferentes leitorados e cátedras viria a ser assegurada pelo Instituto Camões.

Por razões de natureza diversa, a publicação foi interrompida no mesmo momento em que a responsável pelos Cursos de PLE deixou a sua coordenação. Esperamos, no entanto, voltar a reanimar esta iniciativa, tanto mais que temos tido diversas manifestações de interesse que vão nesse sentido.

SUMÁRIO_CADERNOS DE PLE 1
Artigos completos aqui: RLC;  AN_AV_HM; LAP;  HC;  FM;  FA;  FES;  FB;  KS;  WS;  UB

SUMÁRIO_CADERNOS DE PLE 2
Artigos completos aqui: TA;  HM;  MJV; rlc_AN;  JP_LM; NR_JS;  MF; FM

SUMÁRIO_CADERNOS DE PLE 3
Artigos completos aqui: HA;  AN;  AF_SP;  AB_DP;  MF;  GV_AV;   MP;  HM_CO_AT;  MCA;  MVetal